ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL MARISTA

MISSÃO

A nossa missão é educar através da atividade desportiva e cultural orientada, contribuindo para a preparação de todos os atletas, tendo em conta a sociedade atual.

VISÃO

A visão que desejamos implantar é a satisfação dos nossos atletas, alunos, pais e comunidade educativa, através da oferta de ferramentas desportivas e de construção humana aliadas a serviços e apoios académicos de excelência.

A Associação Desportiva e Cultural Marista teve o seu início no ano de 2002. Surge da reflexão de vários Irmãos e Professores e nasce da necessidade de se organizar e valorizar o desporto no Externato Marista de Lisboa, concedendo-lhe uma maior credibilidade e idoneidade ao nível competitivo, nomeadamente na sua dimensão federada. É considerada, por isso, um clube desportivo, com uma ligação natural ao Externato Marista de Lisboa (EML).

Este projeto não tem parado de crescer graças ao empenho de alguns educadores maristas, e deve a sua sustentabilidade ao rigor da sua organização e dos elementos que ao longo destes anos se têm dedicado com tanta disponibilidade e competência aos nossos alunos/atletas. Um grande bem-haja para todos eles.

OS NOSSOS VALORES

PRESENÇA

JUNTO AOS NOSSOS ATLETAS, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS

SUPERAÇÃO

PESSOAL E DO GRUPO

SOLIDARIEDADE

ENTRE NÓS E EM COOPERAÇÃO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES

COMPROMISSO

COM A QUALIDADE DE TREINO E ENSINO

ÉTICA

DE TRABALHO QUER NOS TREINADORES E PROFESSORES, QUER NOS DIRIGENTES

DETERMINAÇÃO

PARA FAZER MAIS E MELHOR

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ADM

Diz-nos o documento base provincial para o desporto que, desde o início, a missão educativa tem procurado diferentes caminhos para se tornar presente na vida das crianças e dos jovens. Nesses caminhos, o desporto é uma dessas presenças fundamentais do nosso tempo.

No nosso Projeto Educativo, as atividades desportivas e culturais são vistas como meios apropriados para transmitir valores de desenvolvimento pessoal, espiritual e social, tais como o desejo de superação, o esforço e o espírito de sacrifício, a integração, o respeito pela pessoa, a tolerância, a perseverança, o trabalho e o compromisso com a equipa/grupo, a autodisciplina, a amizade, o companheirismo, a responsabilidade, a cooperação com os colegas, a honestidade, a lealdade, a beleza e a estética, etc.

Seguindo a nossa tradição educativa, a Instituição Marista deu espaço a vários desportos e a várias atividades culturais nos nossos colégios e nas nossas obras educativas que hoje se concretizam em diferentes projetos e associações como é o exemplo da nossa Associação Desportiva e Cultural Marista – ADM.

 

Ao juntarmos estas duas dimensões na ADM, pretende-se dar maior destaque e desenvolvimento às atividades desportivas e culturais, de modo a que os alunos, os atletas, os professores, os treinadores e os monitores possam aproveitar novas sinergias que esta organização possibilitará.

Certos da importância desta visão e deste projeto, procuraremos continuar a oferecer aos nossos alunos, antigos alunos, professores, treinadores, técnicos e monitores oportunidades para irem mais além, para se desafiarem e projetarem em metas que levem à superação diária e constante.

A terminar, deixamos duas mensagens:

- Aos alunos e atletas: sonhem; ousem; ouçam; respeitem; empenhem-se; compreendam; cumpram; treinem; ensaiem; participem; envolvam-se; superem-se!

- Aos professores, treinadores, técnicos e monitores: motivem; proponham; eduquem; corrijam; respeitem; exemplifiquem; exijam; cumpram; desafiem; marquem!

E lembrem-se: não é melhor o que mais tem! É melhor o que é capaz de potenciar e colocar a render o que tem!

 

O presidente da Associação Desportiva e Cultural Marista – ADM

Prof. Eurico Santos

admsecretaria@ext.marista-lisboa.org

21 771 20 40

Rua Major Neutel de Abreu, 11, 1500-409, Lisboa

© Portugal 2019 Associação Desportiva Marista. All rights reserved.